segunda-feira, 18 de maio de 2020

AL 51 - ¡Gracias Clara Campoamor!

Clara Campoamor nació en Madrid en 1888. No eran años fáciles para las mujeres, muchas mujeres no iban al colegio o tenían acceso a la educación. El padre de Clara murió cuando ella tenía 10 años. Con 13 años dejó de estudiar y empezó a trabajar. Trabajó de costurera, dependienta, telefonista, traductora y secretaria. Clara terminó la carrera de derecho en 1924. ¡La segunda mujer abogado en la historia de España! Clara defendió la igualdad, el derecho a votar, a divorciarse y gracias a ella las mujeres pudimos votar por primera vez en 1933. En 1937 tuvo que exiliarse a Argentina por la guerra civil y nunca pudo regresar a España. Clara tradujo muchos textos franceses y escribió muchos artículos durante su vida. Finalmente, Clara murió en Suiza en 1972.

Sabemos bem pouco sobre a vida privada de Clara Campoamor, mas os estágios mais comuns que mencionamos sobre a vida de uma pessoa são esses:
  • conocerse (conhecer) - Nos conocimos en la universidad. ( Nos conhecemos na universidade.)
  • casarse (casar) - Me casé hace tres años. (Me casei três anos atrás.)
  • divorciarse (divorciar) - Mis padres se divorciaron cuando era pequeño. ( Meus pais se divorciaram quando eu era pequena.)
Clara foi definitivamente uma figura-chave na Espanha e esperamos que você tenha gostado de aprender sobre a vida fascinante dela! Há tantas mulheres espanholas e latino-americanas que fizeram a diferença no mundo! Vamos praticar alguns dos verbos que usamos para falar sobre histórias de vida enquanto nomeamos algumas das personalidades mais inspiradoras na história da América Latina.
Tem curiosidade sobre o que essas mulheres fazem? Abaixo temos um breve resumo de suas vidas fascinantes com os exemplos que você praticou.
  1. Frida Kahlo é uma das maiores artistas do México. Ela é famosa por ser a criadora de pinturas vibrantes celebrando a cultura indígena e mexicana, e pela sua representação da experiência feminina.
  2. Gabriela Mistral é uma das poetisas mais importantes do século XX. Ela foi uma grande educadora e ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1945.
  3. Chavela Vargas é uma das mais famosas cantoras mexicanas. Ela passou 50 anos de sua vida cantando. Entre suas músicas famosas, estão La llorona e Luz de luna.
  4. Eva Perón lutou pelo sufrágio feminino e pela melhoria da vida dos pobres, e se tornou uma figura lendária na política argentina.
  5. Isabel Allende é a autora mais lida na língua espanhola. Ela escreveu "La casa de los espíritus" e "La ciudad de las bestias". Ela se mudou para os EUA com seu marido e ainda mora lá.
  6. Margarita Salas é uma cientista muito conhecida da Espanha nos campos de bioquímica e genética molecular.
Vídeo disponível em: Clara Campoamor, una mujer valiente - Mujeres en la historia  .

Nenhum comentário:

Postar um comentário